Capitalismo
Neste breve trabalho iremos aborda, o surgimento do capitalismo e a Revolução industrial, como surgiram, características e o impacto na sociedade moderna, principalmente na ocidental. E o que ambos tem em incomuns.
2-Capitalismo
O capitalismo é o sistema econômico também referido como mercado livre ou economia empresarial, que se caracteriza pela propriedade dos meios de produção e pela a liberdade dos próprios cidadãos, este sistema é dominante no mundo ocidental desde o fim do feudalismo.
A etimologia de capitalismo vem do latim capitale, derivado de capitalis que significa “principal, primeiro, chefe”, o termo capitalista refere-se ao proprietário do capital, a palavra capitalismo foi criada e utilizada pela a primeira vez por Karl Marx, Proudhon, Sombart.
Para muitos economista o capitalismo moderno começa com a Revolução Industrial com eventos marcante como a Revolução Gloriosa inglesa, a Independência dos EUA e a Revolução Francesa, no capitalismo atual empresas oferecem benefícios a seus empregado.
Elementos que caracterizam o capitalismo são a acumulação permanente de capital; a geração de riquezas; o papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros; a concorrência, a inovação tecnológica ininterrupta e, nas fases mais avançadas de evolução do sistema, o surgimento e expansão das grandes empresas multinacionais. A divisão técnica do trabalho, ou seja, a especialização do trabalhador em tarefas cada vez mais segmentadas no processo produtivo, é também uma característica importante do modo capitalista de produção, uma vez que proporciona aumento de produtividade.
Existe 4 característica essências do capitalismo, que são o lucro, propriedade privado dos meios de produção, livre iniciativa e o consumidor
Lucro - ocupa o lugar central. É o objetivo do sistema e sua razão de ser. Sem lucro, não existe capitalismo. O objetivo do sistema não é a pessoa, em