tica e Moral e suas diferen as perante a sociedade
Quando os homens refletem sobre seus atos e o tomam como objeto de problematização em seu pensamento, dá se de passagem o plano da prática da moral para e o da teoria da moral efetiva, isso coincide com o nascimento do pensamento filosófico e com a constituição da esfera dos problemas éticos, ou dos problemas teóricos morais.
Precisamos considerar a ética não como um conjunto de normas pré- esclarecer ou investigar uma determinada realidade elaborando os conceitos correspondentes trata-se de conceber historicamente a ética, ou seja, compreender que a realidade moral varia historicamente, e com ela, varia os seus princípios e suas normas.
A ética visa justificar uma determinada moral e também é a teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens.
“É isso que assegura o seu caráter teórico e evita sua redução a uma disciplina normativa ou pragmática”. O valor da ética como teoria está naquilo que explica, e não o fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas’’
Como as demais ciências, a ética se defronta com os fatos humanos e estuda formas de comportamento humanas que os homens julgam valiosos e obrigatórias.
Definição de ética - A ética não cria moral, ela reflete as normas, os valores e a moral como um todo e criada para que seu significado em determinadas sociedades que criaram essa moral.
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, no caso é a ciência de uma forma especifica de comportamento humano.
Diferença entre ética e moral – vale dizer que a moral não é ciência, mas objeto da ciência, sendo estudada e investigada por uma ciência especifica que é a ética.
Moral – Conjuntos de normas e regras destinadas a regular as relações entre os indivíduos numa comunidade social dada.
Função e validade da moral – Significa que precisamos inserir a construção da moral em