jean noumea
Introdução
Durante a independência do território francês da Nova Caledônia, o governo da metrópole prometeu construir em Nouméa um centro para a promoção da cultura Kanak e dedicado à memória do líder político Jean Marie Tjibao.
Neste trabalho, o arquiteto Renzo Piano reuniu culturas do Pacífico e modernidade.
O ano terminou o trabalho deste grupo de 1998, o arquiteto recebeu na Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, o prestigiado Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura.
Localização
Noumea, capital da Nova Caledônia. O projeto foi construído dentro de uma reserva natural ao longo da costa, rodeada por lagoas e manguezais.
O Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou é tomado como o projeto mais inovador da cidade, a cerca de 10 km do centro da cidade.
Conceito
Com o intuito de homenagear a uma cultura, baseado no respeito pela sua história e tradições, seu passado. O projeto foi inspirado nas aldeias indígenas desta parte do Pacífico, sua cultura e seus símbolos, que apesar de ser muito antigo, mas ainda forte na cultura local.
Projeto
No início do processo foi estudado o uso de correntes de ar. O conceito e design do Centro Cultural, foi gerada pela necessidade de aumentar a ventilação em um clima úmido. O projeto usa da topografia do terreno, a vegetação e a brisa da lagoa para criar correntes de ar. Além dos estudo e do tema proposto como inspiração, havia o cuidado de não copiar absolutamente a cultura, e sim tomar como referencia.
Divisão de Espaços
Esta é uma cidade real, que tem seus próprios caminhos, vegetação e espaços públicos, e está localizado em contato direto com o oceano
O complexo cultural é composto por dez "casas", cada um do tamanho e função diferente. Pequeno de 63 metros quadrados, as medianas de 95 metros quadrados e maior do que 140.
A gama de alturas 20-28 metros, com circular e agrupadas em três vilas, cada uma com uma função distinta. Todos eles são