matematica
O Centro Cultural foi desenhado pelo arquiteto genovês Renzo Piano – o mesmo que bolou o Aeroporto de Kansai no Japão, o Centre Georges Pompidou em Paris e o prédio da Academia de Ciências da Califórnia. Premiado em 1998 com o “oscar” da arquitetura, o Prêmio Pritzker, Piano optou em Noumea pelo design arrojado todo feito em madeira (mas que nos dá de longe a sensação de metal) do Centro Cultural, homenageando e celebrando a própria cultura kanak, já que cada prédio do Centro Cultural lembra as cases formando uma “vila”.
- See more at: http://www.luciamalla.com/blog/2012/02/no-centro-cultural-jean-marie-tjibaou.html#sthash.3zlu8N4C.dpuf
O Centro Cultural Jean-Marie Tjbaou é uma obra de linguagem contemporânea aliada à inspiração na cultura tradicional kanak. Uma aliança entre contemporaneidade e tradição na cidade de Nouméia que situa-se a 10 km da catipal de Nova Caledônia.
Fonte: Renzo Piano Building Workshop - Fotógrafo: John Gollings
A disposição do projeto está organizada de acordo com um eixo que segue a crista do promontório de uma península de maneira semelhante às tradicionais aldeias kanak. E forte relação entre a construção e a natureza que busca formar um espaço único, semiconstruído e inacabado.
O conjunto se fragmenta em dez pavilhões com média de área em 90m² aglutinados em três aldeias de funções distintas: exposições, espaços pedagógicos e administrativos. A maior das entidades tem 33 metros de altura.
As geometrias do projeto não reproduzem diretamente a imagem da habitação kanak, mas afirma a memória das forma e dos materiais tradicionais.
Arcos