Era azoica e paleozoica
Era Paleozoica e Era Azoica
Pau Brasil- BA
02/10/2012
Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães
Era Paleozoica e Era Azoica
Pau Brasil- BA
02/10/2012
Introdução
O Paleozoico é conhecido por dois dos eventos mais importantes na história da vida animal. Em seu começo houve uma grande diversificação evolutiva dos animais, a explosão cambriana, em que quase todos os filos animais atuais e vários outros extintos apareceram dentro dos primeiros milhões dos anos.
Era Azoica (sem vida) De 4,5 a 3,8 bilhões de anos atrás; A Terra era muito quente, parecida com uma enorme bola de fogo; Foi nesse período que foi se dividindo o núcleo, o manto e a crosta terrestre, formando as microplacas; Não havia vida.
Pau Brasil- BA
02/10/2012
Era Paleozoica
Esta era pode ser também denominada como era primária e representa a história física do globo terrestre que fica entre o mesozoico e proterozoico. Os períodos desta era correspondem ao: - Permiano - Carbonífero - Devoniano - Siluriano - Ordoviciano – Cambriano.
A era Paleozoica durou aproximadamente 340 milhões de anos, onde o clima era quente, úmido e pouco diferenciado, desde a zona dos polos até o Equador, não apresentando estações. Porém se verificaram duas glaciações no permiano e no cambriano. A cobertura vegetal começou a desenvolver-se no devoniano, sendo que mais tarde houve no carbonífero houve um grande desenvolvimento de uma flora de calamitas, lepidodendros, sibilarias e com abundância de fetos remanescentes. Caracteriza-se também pelo domínio de trilobitas e graptolitos, sendo os principais representantes da vida desta época.
Nesta era ocorreram algumas revoluções orogênicas como a penoquiana, no cambriano, taconiana, no ordoviciano, caledoniana, no fim do siluriano, acadiana, no fim do devoniano e herciniana, no carbonífero.
Era Azoica
O Período