Características do Brasil
Era Cenozóica: Sedimentação da Amazônia, Pantanal e Litoral. Grandes abalos tectônicos. Terrenos na Amazônia, rio Parnaíba e litoral do Nordeste. Grandes migrações de animais.
Era Mesozóica: Formação de bacias do Paraná-Uruguai, Tocantins-Araguaia e São Francisco. Formação de desertos no planalto Meridional. Derrame de lava (deserto de Botucatu).
Era Paleozóica: Intensa erosão dos terrenos brasileiros Início da formação das grandes bacias sedimentares brasileiras com a acumulação de sedimentos entre nossos escudos e núcleos. O continente americano fazia parte do gigantesco continente gondwânico. Grandes abalos orogênicos em nossos terrenos. Jazidas de carvão mineral no sul do Brasill.
Era Proterozóica (Pré-Cambriano): Áreas restritas do Brasil: série Minas, Itacolomi e Lavras (sudeste brasileiro)./ Início da formação dos núcleos e escudos brasileiros.
O estudo geomorfológico não pode ser plenamente realizado sem o estudo da História do planeta Terra. Não se trata da História do Homem, mas da História da Natureza. Está é dividida em ‘momentos’, chamados de Eras Geológicas; como a História do Homem é também dividida em momentos, chamados de Idades (Antiga, Média, Moderna, Contemporânea).
Estas cinco eras são subdivididas em períodos; estes, em épocas; estas, em idades e estas, em fases. Ficamos apenas com as cinco eras, que, cronologicamente, são as seguintes: Arqueozóica, Proterozóica, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.
Alguns autores, ainda falam na Era Azóica, mas, a moderna Geologia já não descreve este momento geológico, o qual foi absorvido pela Arqueozóica.
O estudo dessas eras permitem observar o processo evolutivo do planeta Terra e a inter relação entre os diversos elementos que o formam.
Apresentamos algumas das características dessas eras.
1. TABELA GEOLÓGICA
1. ERAS ARQUEOZÓICA E PROTEROZÓICA
(PRÉ CAMBRIANA)
Registram os fatos ocorridos há mais de 3,5 bilhões de anos AP (antes do presente).