arquitetura bioclimática
Sumário
1. Introdução 1
2. Projetos de Arquitetura Bioclimáticos 2
2. 1. Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou 2
2. 2. Bairro Solar Schlierberg 5
3. Conclusão 6
4. Referências Bibliográficas 7
5. Anexo 8
1. Introdução
Os projetos arquitetônicos bioclimáticos têm por objetivo garantir a eficiência energética nas edificações, reduzindo gastos significativos com energia artificial optando pela natural.
A arquitetura bioclimática também pode ser chamada de arquitetura sustentável, a mesma está ligada a condicionantes locais ou do local onde a edificação será construída, como será demonstrado no Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou e no Bairro Solar Schlierberg.
2. PROJETOS DE ARQUITETURA BIOCLIMÁTICOS
2. 1. Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou
Durante as negociações para a independência do território francês da Nova Caledônia, a seu pedido, o governo da metrópole presidido por François Mitterrand prometeu construir em Nouméa um centro para a promoção da cultura Kanak e dedicado à memória do líder político Jean Marie Tjibaou, assassinado em 1989.
O centro de Cultura Jean-Marie Tjibaou foi projetado pelo famoso arquiteto italiano Renzo Piano, inteiramente planejado com base na cultura Kanak, uma tribo da região de Nouméa, na ilha de Nova Caledônia, Pacífico Sul. Possui como escopo não apenas o resgate e a conservação do patrimônio cultural, arqueológico e da língua kanak, mas também o da promoção das artes e do artesanato, do fomento de relações insulares e internacionais, assim como o da pesquisa.
Com a sua midiateca e suas exposições de arte contemporânea, o Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou representa, hoje, uma das principais instituições dedicadas às artes nas suas relações com a cultura, em especial a kanak da Oceania. Essas ações são possibilitadas pelo Fonds d'Art Contemporain Kanak et Océanien, criado em