Arquitetura Bioclimática
ARQUITETURA
condicionantes do projeto arquitetônico
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
FACULDADE DE ENGENHARIA
Curso: Engenharia Civil
Profª. Raquel Portes
condicionantes do projeto arquitetônico
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA
A Arquitetura Bioclimática é o estudo que visa harmonizar as concentrações ao clima e características locais, pensando no homem que habitará ou trabalhará nelas, e tirando partido da energia solar, através de correntes convectivas naturais e de microclimas criados por vegetação apropriada.
É a adoção de soluções arquitetônicas e urbanísticas adaptadas às condições específicas (clima e hábitos de consumo) de cada lugar, utilizando a energia que pode ser diretamente obtida das condições locais.
AR
SOL
VEGETAÇÃO
SOLO
ÁGUA
ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA
HISTÓRIA
Construções bioclimáticas, arquitetura sustentável, ecovilas, green buildings, bioconstrução, permacultura, construção ecológica, empreendimentos verdes são temas bastante discutidos hoje, com a preocupação cada vez maior com as questões ambientais. Parecem ter sido inventados há pouco tempo, porém…
Das primeiras cabanas aos grandes arranha céus, o homem sempre aproveitou o meio a favor de seus ambientes construídos.
Em muitos países existem conselhos para o desenvolvimento dos conceitos da construção sustentável, que orientam e discutem os padrões a serem seguidos:
CBCS (Conselho Brasileiro da Construção Sustentável)
USGBC (United States Green Building Council)
CaGBC (Canadá Green Building Council)
GBCA (Green Building Council Australia)
Japan Sustainable Building Consortiumlding
A certificação para as construções sustentáveis pode ser obtida por meio de algumas entidades que criaram métodos e sistemas de base que estudam e avaliam o impacto de projeto, construção e operação dos edifícios. As mais comuns são:
• BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method)
• LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)