ATPS Elementos De M Quinas Etapa 1
RELATÓRIO 1 – Prevenção de Falha
Passo 1 (Equipe) Definir quais serão os dados que a equipe irá utilizar para calcular todo o projeto do guindaste. Somar os últimos algarismos dos RA´s dos integrantes do grupo e identificar os dados na tabela abaixo:
Final Somatória
Valor Carga
Final Somatória
Valor Carga
1
6000 lbf
6
6500 lbf
2
3000 lbf
7
3500 lbf
3
2500 lbf
8
2750 lbf
4
4500 lbf
9
8500 lbf
5
5200 lbf
0
7200 lbf
Soma do algarismo dos Ra’s: 33 – Valor de carga a ser usado 2500 lbf.
Passo 2 (Equipe)
Fazer uma pesquisa dos tópicos abaixo, de modo a entender quais as possíveis falhas que podem ocorrer dentro de um projeto mecânico: 1 - Deformação Elástica; 2 -Escoamento; 3 - Indentação; 4 - Fratura Frágil; 5 - Fadiga; 6 - Corrosão; 7 - Desgaste; 8 - Flambagem.
Deformação elástica: A deformação elástica tem como sua característica principal, retornar a sua forma original após receber forças exteriores. A propriedade elástica dos materiais está relacionada com a capacidade de um sólido de sofrer transformações termodinâmicas recuperáveis. Quando sobre um sólido deformável atuam forças exteriores e este se deforma se produz um trabalho destas forças que se armazena no corpo em forma de energia potencial elástica e portanto se produzirá um aumento da energia interna. O sólido se comportará elasticamente se este incremento de energia pode realizar-se de forma reversível, neste caso dizemos que o sólido é elástico. A deformação elástica foi melhor entendida após conceitos estabelecidos por Robert Hook, e determinada pela Lei de Hook onde:
F=k.x sendo; F (intensidade da força); K ( constante elástica da mola ); X (deformação a mola). Exemplo gráfico:
Escoamento: È a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação , e caso haja um aumento da tensão exercida sob ele, o mesmo não segue mais a Lei de Hook onde sofre deformação plástica (definitiva) em que o material não apresenta retorno a sua forma