Biosegurança
ETAPA-01
PASSO-01
Sabendo que, em um hospital, existem várias áreas de risco identificadas por grau pelas NRs 7 e 9, escolher dois setores e seguir as orientações do Passo2,determinando como eliminar riscos de acidentes e formas de contaminação.Finalizar com a elaboração de um relatório, citando setores observados, profissionais envolvidos e órgãos responsáveis, de acordo com a Lei de Biossegurança.
SETORES:
Centro Cirúrgico
Central de Material e Esterilização
PASSO-02
(A) Sistematizar o Planejamento e execução de técnicas e métodos de limpeza e
Higienização.
Acessar
Registre-se
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Buscar
Parte inferior do formulário
Explore
Centro Cirúrgico:
Limpeza Pré-Operatória:
Realizada pelo funcionário da enfermagem, antes da primeira cirurgia do dia, para remover partículas de poeira depositadas nos mobiliário e equipamentos. Jamais se esquecer de usar EPIs.
Limpeza Operatória:
É realizada durante o procedimento cirúrgico, restrita a contaminação ao redor do campo operatório. As áreas contaminadas com matéria orgânica do paciente devem ser limpas, com pano molhado com solução desinfetante, antes que sequem e suas partículas possam ser disseminadas para o ambiente. Jamais fazer qualquer procedimento sem usar EPI.
Obs.:
A responsabilidade da limpeza de substâncias (sangue e etc.) na sala de cirurgia durante o ato cirúrgico (limpeza da sala no trans-operatório) é de responsabilidade da circulante. Faz-se apenas uma desinfecção, retira apenas o material orgânico imediatamente após o acidente. A pessoa da higienização fará a limpeza concorrente ou terminal com supervisão da enfermagem. Solução Desinfetante: Hipoclorito 1%
Limpeza Concorrente:
É realizada após término de cada cirurgia, envolve as tarefas de retirada do material sujo da sala, cuidados com cânulas e frascos de secreções.Deve abranger piso,