Ordem demolay no brasil
Índice
1 Histórico 1.1 Antecedentes e fundação 1.2 Divisão em dois Supremos Conselhos 1.3 Disputas judiciais 2 Estrutura 3 Sublimes Ordens de Cavalaria 4 Unidades 5 Grande Mestre 6 Mestre Conselheiro Nacional 7 Congressos Nacionais da Ordem DeMolay 8 Morte de Alberto Mansur 9 Referências 10 Ligações externas
Histórico
Antecedentes e fundação
O fundador da Ordem DeMolay no Brasil, o maçom Alberto Mansur, tomou conhecimento da existência da ordem em 1970, através da leitura do “The New Age – July 1969”, um comemorativo do cinquentenário da Ordem. A partir de então, interessou-se em trazê-la para o Brasil, revelando esse desejo ao Soberano Grande Comendador norte-americano George A. Newbury em 1974. Cinco anos depois, em 1979, o então Grande Mestre Internacional C.C. “Buddy” Faulkner, líder e entusiasta da Ordem, autorizou Mansur a fundar a Ordem DeMolay no Brasil, nomeando-lhe, em 1980, Membro do Supremo Conselho Internacional e Oficial Executivo da Ordem DeMolay para o Brasil.
Divisão em dois Supremos Conselhos
Em 12 de abril 1985 Alberto Mansur se torna o primeiro Grande Mestre da Ordem DeMolay no Brasil ao ser instalado no Brasil o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB), com um tratado com o International Supreme Council of the Order of DeMolay fundado por Frank Sherman Land em Kansas City, se tornando então independente e soberano em terras brasileiras, sem nenhum tipo de submissão ao ISC, seguido o princípio de Patriotismo proposto por Frank Sherman Land.
Em 1997,