Biosegurança
DOMINGO, DE MAIO DE 2008
BIOSSEGURANÇA EM BIOMEDICINA
A Biossegurança tem por objetivo evitar e ou minimizar os riscos de se contrair enfermidades em ambientes de trabalho ou situação de risco Todos os riscos que possam existir num ambiente de trabalho, como o ergonômico, o biológico, o químico, o radioativo, o radioativobiológico, o de incêndio entre outros, podem ser normatizados e controlados.
DEFINIÇÃO: Conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metódologias, equipamentos e dispositivos capaz de eliminar reduzir ou minimizar o RISCO PROVENIENTE DE ATIVIDADES que envolvam AGENTES DE RISCO BIOLÓGICO. ( IOL (Infecção de Origem Laboratórial), Infecção hospitalar, bioterrorismo, guerra biológica)
CLASSIFICAÇÃO DOS NÍVEIS DE BIOSSEGURANÇA EM AMBIENTE LABORATORIAL E OU HOSPITALAR DE ACORDO A EXPOSIÇÃO DO PROFISSIONAL AO TIPO DE MICROORGANISMOS INFECCIOSOS
• Nível: 1 Risco individual e para a comunidade ausente ou muito baixo (trata-se de microorganismos que potencialmente não provocam doenças no homen e em animais)
• Nível: 2 Risco individual moderado, baixo risco para a comunidade.(germes patogênicos capaz de desenvolver doenças grave no homen e na comunidade. A exposição pode provocar infecção grave de indivíduo a outro e contaminar o meio ambiente. Existem tratamento e medidas profilática eficaz.)
• Nível: 3 Risco individual alto e para comunidade baixo. (germes patogênicos que provocam doenças graves no homen e animais geralmente se propagam de um individuo infectado para outro. Existem medida de prevenção e tratamento não eficaz.)
• Nível: 4 Risco individual e para a comunidade elevado. (Estes germes patogênicos provocam em geral doença grave no ser humano ou nos animais, sendo facilmente transmitido de um indivíduo à outro, de forma direta ou indireta. Geralmente não existem medidas eficazes de tratamento ou de prevenção.)
Biosegurança: Riscos de um Técnico em Radiologia
O cenário atual em hospitais, clínicas e assemelhados