Arquitetura Bioclimatica
Qualidade de vida é o que queremos encontrar em nossos lares, locais de trabalho e de encontros sociais, e buscando esse conforto ambiental é que foram (e são) criadas novas tecnologias. Infelizmente, muitas dessas tecnologias solucionam os desafios do conforto com produtos de alto impacto ambiental, elevado custo energético e financeiro, ou até mesmo, com produtos e técnicas insalubres.
Mas hoje, diante de um novo cenário socioambiental, é urgente que soluções diferentes sejam encontradas. Este novo contexto fez com que muitos profissionais, de diferentes segmentos, encontrassem as soluções em técnicas ancestrais, ou ainda, em tecnologias simples e criativas. A arquitetura bioclimática é uma delas.
“A arquitetura bioclimática é o estudo que busca a harmonização das construções ao clima e características locais. Manipula o desenho e elementos arquitetônicos a fim de aperfeiçoar as relações entre homem e natureza, tanto no que diz respeito à redução de impactos ambientais quanto à melhoria das condições de vida humana, conforto e racionalização do consumo energético.” Adonis Arantes de Souza.
Arquitetura Bioclimática, não é mais do que um rótulo para identificar uma série de atitudes no processo de projeto. A grande vantagem deste rótulo é a definição de uma área do saber, que programa uma progressiva sistematização e evolução dos objetivos a que se propõe: projetar com o potencial energético do local de implantação. O objetivo primeiro deverá ser a sustentabilidade na construção. Aqui poderemos também definir uma nova tríade:
1- Melhoria em fase de projeto dos parâmetros de eficiência energética, diminuindo necessidade de iluminação, ventilação e climatização artificiais;
2- Substituição do consumo de energia convencional por energia renovável;
3- Análise da “pegada ambiental” na construção, que implica utilização de materiais que minimizem o impacto ambiental (gastos de energia na extração, transporte, aplicação, aspectos de saúde,