Atuação do nutricionista ne melhora da qualidade de vida de idosos com câncer em cuidados paliativos
Serie tuma:
Atuação do nutricionista ne melhora da qualidade de vida de idosos com câncer em cuidados paliativos
O Brasil apresenta um dos maiores casos de envelhecimento populacional, tendo como beneficio um aumento no tempo de vida, porém cresce também as doenças crônicas não transmissíveis. Sendo o câncer a principal responsável por mortes, por ter um crescimento desordenado e a invasão de tecidos e órgãos ,podendo se espalhar e produzir metástase em diversas regiões do corpo. O câncer tem como principal objetivo a prevenção, cura, e prolongamento da vida do portador sem sofrimento ou seja uma boa qualidade de vida com alivio da dor.
O cuidado paliativo é uma forma de tratamento do câncer quando avançado ,e nesses cuidados a alimentação é de extrema importância .
No caso do câncer em estado avançado o alimento não é visto como prazer na vida do doente assim como é na vida de uma pessoa saudável, pois pacientes com câncer perdem a sensibilidade de sentir o sabor de deglutir e digerir os alimentos, levando-o a uma depressão e isolamento social. No idoso além desses problemas a caquexia também acontece decorrentes de alterações metabólicas ,náuseas ,vômitos ,efeito local do tumor (câncer de esôfago) ,estomatites ,diarreia e outros.
Na terapia nutricional o paciente recebe alimentação conforme os estágios da doença, tendo como principal objetivo garantir nutrientes em boa quantidade para que possa se recuperar e manter-se bem. Faz-se necessário um ambiente agradável, tranquilo, junto da família e amigos para que seja realizada essa alimentação. Saber ofertar a alimentação correta se faz necessário, nos momentos de agonia ,proximidade da morte a dieta deve ser liquida e em pequena quantidade. Sabendo –se da importância da boa qualidade de ingesta de nutrientes cuidado com o idoso com câncer ,a enfermagem se faz necessária e atuante juntamente com a equipe nutricional .A enfermagem no contato direto e diário com esses pacientes ,pode orientar a