Jean-marie tjibaou centro cultural
Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Jean-Marie Tjibaou Centro Cultural
Tecnologia das Construções III
Rio Claro, 02 de dezembro de 2011
Conteúdo
Introdução 3 Renzo piano 4 História 5 Geografia 6 Conceito de planejamento 7 Materiais utilizados 9 Imagens 10 Bibliografia 12
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto do “Jean-Marie Tjibaou Centro Cultural” do arquiteto Renzo Piano, obra construída em 1998.
Renzo piano
Renzo Piano, arquiteto Italiano nasceu em 14 de setembro de 1937 em Gênova - Itália, no seio de uma família rica de empresas de construção.
Renzo licenciou-se em 1964 na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão. Enquanto estudante, trabalhou num projeto sob a orientação de Franco Albini, visitando regularmente os edifícios que o seu pai coordenava, visto que este trabalhava no ramo da construção civil. Entre 1965 e 1970, terminou sua formação e realizou algumas experiências de trabalho através de viagens de estudo à Grã-Bretanha e América. É nessa altura que Renzo Piano conhece Jean Prouve, que se tornou seu grande amigo, tendo tido uma influência profunda na sua vida profissional e nos seus projetos.
Em 1971, Piano fundou a agência “Piano & Rogers" com Richard Rogers, seu sócio no projeto do Centro Pompidou em Paris. Mais tarde, em 1977, fundou o ateliê “Piano & Rice" juntamente com Peter Rice, uma personalidade profissional que havia trabalhado com Renzo Piano em muitos projetos, parceria esta que se prolongou até à data do seu falecimento, em 1993. Finalmente, Piano fundou então o seu atual ateliê em Gênova, conhecido como “Renzo Piano Building Workshop”, criando paralelamente, escritórios independentes em Paris e Gênova.
A sua equipe de trabalho abarca cerca de 100 pessoas especializadas em determinados campos subjacentes aos seus projetos arquitetônicos (coordenadores,