RENZO PIANO
Alunos: Bruno S. Foes,
Guilherme Salvini
Professor: Moacir Dalmina
Turma: 1B
Período: 6°
RENZO PIANO
BIOGRAFIA
Renzo Piano nasceu em 1973 em Genova na Itália, em uma família de construtores e aos 17 anos ingressou no ramo da arquitetura. Além de todos seus projetos arquitetônicos, Renzo também fez planos diretores, pontes, carros, embarcações e apresentador de um programa sobre arquitetura.
“Uma das grandes virtudes da arquitetura radical, é que cada obra é como um novo começo de vida. Um arquiteto enfrenta um novo mundo a cada projeto.” (Renzo Piano) Essa frase explica a diversidade de suas obras, tanto nos materiais, quanto na escala ou na forma. Assim o arquiteto tenta fazer com que cada projeto seja mais inovador e que cada um seja único.
Building Workshop é o nome dado aos ateliês de Renzo, lugar onde testam e aprimoram seus projetos. O nome também expressa senso de colaboração e trabalho em grupo, que permite a desenvoltura dos trabalhos. O ateliê foi fundado em 1980 e hoje já possui três escritórios, Em Genova, Paris e Berlim.
No início de sua carreira, Renzo decide explorar a arquitetura a fundo e não optar pelo óbvio. Realizava experiências com materiais normalmente não usados na arquitetura, determinando como deveriam ser usados e ainda permitiu desenvolver novas formas estruturais.
Um de seus focos de pesquisa foi focado no conceito de um plano aberto, que pode ser modulado para atender a uma variedade de usos. Usando estruturas modulares leves e um bom partido, faz-se com que as edificações se tornem altamente adaptáveis a necessidade de mudança.
1971-1977
Centro Georges Pompidou/Paris, França
1971-1977
Centro Georges Pompidou/Paris, França
O primeiro trabalho grandioso foi o Pavilhão Italiano na Expo 70 em Osaka, em
1969. A obra atraiu a atenção de várias pessoas, incluindo outros arquitetos como
Richard Rogers, que logo mais se juntou a Renzo Piano para trabalharem na
competição