JAMAICA
Capítulo I – História:
O nome Jamaica deriva do termo “xamayca”, cujo significado é “terra de madeira e água”. A ilha foi batizada com este termo pelos nativos arawak, que viviam no atual território da Jamaica desde o ano 1000.
A Jamaica foi descoberta por Cristóvão Colombo em 3 de maio de 1494, fato que permitiu à Espanha reclamar a posse da ilha. A ilha foi dominada pelos ingleses em 1670. Durante a colonização inglesa, a colônia tornou-se no maior exportador de açúcar utilizando mão-de-obra escrava proveniente da África.
Antes da escravidão jamaicana ser abolida em 1838, os ingleses tiveram que enfrentar diversas revoltas dos escravos. No decorrer dos anos, a Jamaica foi conquistando a sua autonomia frente à Coroa inglesa.
Em 1958, de província passou a ser considerada uma nação independente, ingressou na Federação das Índias Ocidentais, que logo sairia em 1962, ano que se tornou completamente independente entrando para a Comunidade Britânica.
Durante os anos 70, o país se aproximou dos países do bloco soviético, mas na década de 80, passou para o lado dos EUA. Na década de 90, o país sofreu uma profunda crise econômica que gerou um ambiente de greves e violência.
A partir de 1999, as plantações de maconha foram extintas de seu território através do grupo de cooperação que realizou com os EUA.
O país é uma monarquia parlamentarista, cujo chefe de estado é a Rainha Isabel II do Reino Unido. O Governador-Geral representa a rainha em território jamaicano. O Governador-Geral é responsável pela aprovação de leis e demais funções de estado.
Os principais partidos da Jamaica são o Partido Nacional do Povo e o Partido Trabalhista que alternam no poder. O líder do partido que detêm maioria na câmara é indicado como primeiro-ministro, sendo os membros da câmara eleitos por voto direto.
Capítulo II – Características Físicas e População:
A Jamaica está localizada ao sul de Cuba, o seu território é de 10.991 Km², formado pela ilha da Jamaica e