Peixe grande e sua história
Ainda jovem, trabalhava na fazenda do pai, onde era o responsável pela manutenção dos motores dos tratores. Foi nesta época que desenvolveu o talento e o grande interesse pela engenharia automobilística.
Iniciou como mecânico aos 16 anos, com 30 montou um automóvel peça por peça (concluiu com 36) em 1963 fundou a Ford Motor company. Em 1919 tornou-se sócio majoritário da empresa, foi o primeiro fabricante a tornar o automóvel um produto de massa com o barateamento dos custos de produção, o modelo T foi o modelo mais popular dos EUA. Durante a 2ª guerra mundial construiu a maior linha de montagem para produzir os bombardeiros B54.
O modelo de automóvel mais famoso produzido por Henry Ford foi o modelo “T”, também conhecido como “Ford Bigode”. Este veículo foi o mais vendido no final do século XIX.
O Fordismo:
Caracterizou-se por um conjunto de métodos de racionalização de produção elaborados por Henry Ford, baseado no principio da especialização, principio no qual tanto a empresa como os trabalhadores deveriam dedicar-se apenas a produzir um tipo produto, realizando uma determinada tarefa operacional.
Henry Ford desenvolveu três princípios de administração:
Principio da Intensificação: Redução de tempo de produção pelo uso de equipamentos e matérias-primas e distribuição ao mercado.
Principio da economicidade: Redução ao minímo os estoques da matérias-primas em transformação, de tal forma a atingir a comercialização do produto antes mesmo dos vencimentos dos pagamentos daquelas e dos empregados.
Principio da produtividade: aumento da produtividade por trabalhador, por unidade de tempo criando linhas de produção com postos laborativos especializados.
Assim, o operário pode ganhar mais, um mesmo período de tempo, e do empresário ter