sociologia
Por 84 dias, o velho pescador Santiago pegou nada. Sozinho, empobrecida, e enfrentando a sua própria mortalidade, Santiago é agora considerado azarado. Então Manolin (parceiro de pesca de Santiago, até recentemente, e o jovem Santiago tem ensinado desde o cinco anos de idade), foi constrangido por seus pais a pescar em outro barco mais produtivo. Todas as noites, porém, quando Santiago retorna novamente de mãos vazias, Manolin ajuda a levar para casa o equipamento velho, mantém-lhe companhia, e traz-lhe comida.
Na manhã do dia 85, Santiago estabelece antes do amanhecer em uma odisséia de três dias, que o leva até ao mar. Em busca de uma captura épico, ele finalmente não prender um marlin de proporções épicas, suportando uma enorme dificuldade para conseguir o grande peixe. Ele prende o marlin ao longo do comprimento do seu skiff e vai para casa, mal acreditando sua própria vitória. Dentro de uma hora, um tubarão-mako ataca o marlin, arrancando um grande pedaço de sua carne e mutilando prêmio de Santiago. Santiago luta contra os mako, suportando grande sofrimento e, eventualmente, mata-lo com o arpão, que ele perde na luta.
A grande rasgo na carne do marlin libera sangue e cheiro do peixe na água, atraindo embalagens de pá de bico tubarões. Com qualquer equipamento que permanece a bordo, Santiago luta repetidamente fora dos pacotes desses catadores, cansaço permanente e uma grande dor física, mesmo rasgando algo em seu peito. Eventualmente, os tubarões escolher o marlin limpo. Derrotado, Santiago atinge costa e das praias da skiff. Alone in the dark, ele olha para o esqueleto do marlin no reflexo de uma luz de rua e, em seguida, tropeça em casa para seu barraco, caindo de bruços em sua cama, exausto.
Na manhã seguinte, Manolin encontra Santiago em sua cabana e chora sobre os ferimentos do velho. Manolin busca café e ouve do outro pescador que ele já tinha visto - que o esqueleto do marlin amarrado ao skiff é de dezoito metros de comprimento, o