Jamaica
A Jamaica era habitada pelos índios Arawak quando Colombo chegou a ilha. O país permaneceu sob domínio espanholaté 1655, quando foi conquistada pelos ingleses. Os Arawaks foram dizimados por doenças e escravos negros foram importados para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. A escravidão foi abolida em 1807.
Em maio de 1953, a Jamaica ganhou autonomia e, em 1958, passou a se chamar Federação das Índias Ocidentais. Após um referendo, o país saiu da Federação e tornou-se independente, em 6 de agosto de 1962.
Geografia
Ver artigo principal: Geografia da Jamaica
Imagem de satélite da Jamaica em novembro de 2001
Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe. Montanhas, incluindo as Montanhas Azuis, dominam o interior da ilha. Elas estão cercados por uma estreita planície costeira. Entre as principais cidades do país estão a capital, Kingston, na costa sul, Portmore,Spanish Town, Mandeville, Ocho Rios, Port Antonio, Negril e Montego Bay, na costa norte
O porto de Kingston é o sétimo maior porto natural do mundo, o que contribuiu para a cidade a ser designada como a capital em 1872. Entre as atrações turísticas do país, estão Rio de Dunn cai em St. Ann, Y. S. Falls em St. Elizabeth, a Lagoa Azul, em Portland. Port Royal foi o local de um grande terremoto em 1692, que ajudou a formar as ilhas Palisadoes.
Dunn's River Falls em Ocho Rios
A Jamaica está no cinturão de furacões do Oceano Atlântico e, por isso, a ilha às vezes sofre danos causados por essas tempestades. Os furacões Charlie e Gilbertatingiram a Jamaica diretamente em 1951 e 1988, respectivamente, causando grandes danos e muitas mortes. Na década de 2000, os furacões Ivan, Dean e Gustav também causaram destruição na ilha.
Entre a variedade de ecossistemas terrestres, aquáticos e marinhos da ilha estão florestas secas e úmidas de pedra calcária, floresta tropical, floresta ripária, pântanos, cavernas , rios, sargaços e recifes de coral. As autoridades