iTIL x Cobit
De acordo com o IT Governance Institute (2007), a Governança de TI é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.
Dentro da Governança de TI, para sua aplicação, são utilizados padrões de processo, que auxiliam na implantação da Governança de TI nas empresas. Entre eles, estão a ITIL e o COBIT, duas das metodologias mais utilizadas.
ITIL se caracteriza por ser uma abordagem de melhores práticas para gerenciar a utilização eficiente e responsável dos recursos de TI. A relação entre a Governança de TI e ITIL, é de que a adoção das práticas de
ITIL pretende levar uma organização a um grau de maturidade e qualidade que permita o uso eficaz e eficiente dos seus ativos estratégicos de TI (incluindo sistemas de informação e infraestrutura de TI), tendo em vista que ITIL mantém seu foco no alinhamento e na integração com as necessidades dos clientes e nos serviços de TI.
Já a ligação entre a Governança de TI e o COBIT, é que este padrão de processo é voltado para os níveis mais elevados e da ampliação da sua abrangência para um público mais heterogêneo (gestores, técnicos, especialistas e auditores de TI). De acordo com o IT Governance Institute
(2007), o COBIT tem por missão pesquisar, desenvolver, publicar e promover um modelo de controle para