Ética nos negócios
Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. É a ciência vinculada ao julgamento de apreciação moral. A ética diz respeito aos princípios de conduta que norteiam um indivíduo.
Neste trabalho vamos abordar vários aspectos que se baseiam na Ética nos Negócios para isso temos como base o caso Schincariol que posteriormente aborda vários aspectos sobre a ética.
1-A Código de Ética do contador
A nobreza do exercício profissional exige um comportamento qualitativo. A perfeição dos serviços, aliadas à atenção e responsabilidade, constituem-se deveres fundamentais do contabilista. A honestidade, sem subestimar as outras características é essencial, pois também é reflexo da conduta moral. Obviamente que a legislação deve ser seguida, pois se ninguém pode alegar o desconhecimento da lei, o contabilista deve sempre estar atualizado em relação à legislação. E diante do caso apresentado o profissional contabilista responsável pela empresa Schincariol violou o código de Ética permitindo operações fraudulentas e crimes contra a ordem tributária, como sonegação de impostos, utilização de notas fiscais “frias”, subfaturadas, enfim uma série de irregularidades perante a lei, assim podemos destacar três códigos de ética que foram infligidos pelo contador da entidade.
1º- Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados aos interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais.
2º- Concorrer para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção.
3º- Exercer atividade ou ligar o seu nome a empreendimentos com finalidade ilícitos.
Em suma, o