Ética nos negócios
Um grande desafio de um administrador é ter a responsabilidade de tomar decisões que compreendam questões éticas, sociais e empresariais envolvendo sistemas de Informação. A tecnologia, é a chave de sucesso para o desempenho de uma organização, mas ao mesmo tempo faz com que pessoas desobedeçam leis e tirem benefícios dos outros principalmente a privacidade. A busca por competitividade, pode levar empresas a cometerem equívocos, no que diz respeito ao uso de tecnologias para atingir seu público. A missão de cada empresa deverá ser o desenvolvimento de sua reputação com base em padrões éticos.
Sem dúvida a empresa, cuja imagem ética é reconhecida pelo mercado, tem vantagem em relação à outra cuja imagem foi lesada, por diversos problemas, como fraude, corrupção, invasão de privacidade, uso ilegal de dados e clientes ou outra causa que destrói a sua reputação. O código de ética em uma empresa torna-se vantajoso para os públicos com as quais interage, pois fortalece a imagem da organização, agregando valor a ela. Já que a ética passou a ser um fator de competitividade.
CONCEITO E DEFINIÇÃO DE ÉTICA
O termo “ética” deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos