"O Espelho", de Guimarães Rosa
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS - CAMPUS ARARAQUARA
Curso: Letras
Disciplina: Literatura Brasileira II - Diurno
Professora Responsável: Sylvia Helena Telarolli
Aluna: Simone Mayumi Minaki
“O ESPELHO”, DE GUIMARÃES ROSA
1) Introdução
A proposta deste trabalho é abordar certos aspectos como: enredo, tempo, espaço, personagens e foco narrativo do conto “O espelho”, que está inserido em Primeiras Estórias, autoria de João Guimarães Rosa. Pretende-se também fazer alguns possíveis paralelos com outros contos e/ou escritores que utilizaram o mesmo (ou semelhante) tema.
2) Guimarães Rosa
Nasceu em Codisburgo, Minas Gerais, aos 27 de julho de 1908. É filho de Floduardo Pinto Rosa e Francisca Guimarães Rosa. Desde cedo, adquire observação direta da fauna e flora local. Explora campos, aprende a ler sozinho e prefere observar os bichos a brincar como uma criança comum. No discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, Guimarães Rosa diz o seguinte sobre sua cidade natal, local onde passou parte de sua infância:
(...) pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas tão de repente bonito: lá se desencerra a Gruta do Maquiné, milmaravilha, a das fadas; e o próprio campo, com vasqueiros cochos de sal ao gado bravo, entre gentis morros ou sob o demais das estrelas, falava-se antes: os pastos da Vista Alegre (COVIZZI & NASCIMENTO, 2001, p. 10).
Aos dez anos de idade, é levado por seu avô, Luís Guimarães, para Belo Horizonte. Lá, estuda no Colégio Arnaldo, por onde passaram também nomes famosos como Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava e Gustavo Capanema. Em 1925, aos dezessete anos, decide se matricular na Faculdade de Medicina de Minas Gerais. Mesmo trabalhando, o salário era pouco para comprar os livros dos quais precisava. Então, quando a revista O Cruzeiro promove um concurso de contos, Guimarães envia o “Mystério de Highmore Hall” - cujo estilo lembra