LINGUAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO SEGUNDO PIAGET
Curso: Pedagogia
Aluna: Anete Aparecida Cardoso Silva
Turma: A
LINGUAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO SEGUNDO PIAGET
Mariana Lima Duro*
Danielle Cenci**
A matemática é uma matéria muito importante, pois possui aplicabilidade na vida cotidiana do aluno, contribuindo para que o mesmo possa resolver problemas do dia-a-dia, desenvolvendo seu raciocínio lógico e capacidades intelectuais, além de possuir diversas aplicações no mundo do trabalho e outros benefícios. Porém, essa matéria vem sendo ensinada de forma desinteressante e tradicional, tendo o professor como mero transmissor de conhecimento e permitindo a falta de interesse do aluno em aprender.
Essa matéria é vista como complicada pelos alunos e de difícil compreensão, e isso se deve ao fato da mesma ter sido ensinada de forma superficial, contribuindo dessa forma para o fracasso de conhecimento dessa determinada matéria. Quando se fala do ensino de matemática para crianças nos anos iniciais, a compreensão do número se torna importante, pois a falta de conhecimento sobre o que é o número pode contribuir para dificuldades de aprendizagem na matemática.
A criança apresenta dificuldades em matemática, pois, o conhecimento dos números foi ensinado de forma abstrata, contribuindo para a dificuldade de aprendizagem da matéria. Como consequência à falta do ensino sobre noção numérica por parte dos professores, o que traz incompreensão e falta de habilidades com a matéria, estão os problemas em estimativas e cálculos mentais nos anos iniciais.
Portanto se torna essencial a compreensão da gênese do número tanto para as séries iniciais quanto finais, cabendo esse papel ao professor, que deve intervir na aprendizagem das crianças e influenciá-las para que o saber progrida. Mas para que isso ocorra se faz necessárias as interações, ou seja, o professor não deve ensinar de forma desinteressante e fazendo uso de modelos arcaicos, ele deve reinventar,