Raciocínio Lógico & Senso Crítico
Raciocínio Lógico Matemático & Senso Crítico
Profº MS Rogério Elias Marim
Aluna: Vera Lúcia Ferreira Paixão
Pedagogia
5º semestre
Inicialmente, o homem, em sua relação com o mundo, começou a perceber diferenças de formas e tamanhos no universo e, gradativamente, foi percebendo, também, semelhanças de formas, tamanhos, etc.
O homem começou a perceber o elemento, por exemplo, o casal; o casal, mais um, e evidenciando grupos semelhantes. Nesse estágio, o que se tem é um sentido de número, ou seja, uma percepção da quantidade, o que é também comum em algumas espécies animais. O número aqui ainda não é percebido pelo ângulo da abstração, mas um sentido como a cor, o ruído, a presença de outro elemento etc. Talvez o homem tivesse permanecido nesse estágio de percepção, como ainda se mantêm algumas tribos africanas, se não houvesse o crescimento e a complexidade da vida social e econômica.
A criança
Hoje, sabemos que a criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexidade de situações da sociedade. Tal como o homem "primitivo", a criança parte de um sentido de número para uma construção abstrata deste, sendo uma construção onde o fator tempo ocupa lugar relevante.
O número não é um dado imediato da natureza, é uma construção da mente humana. É abstração a partir do objeto físico, mas não é propriedade deste objeto; faz parte do universo das relações.
Para que o ser humano se relacione bem com a Matemática é necessário que faça todas as relações possíveis entre os objetos: é igual, é diferente, é maior, é menor etc.
O pensamento lógico-matemático
O pensamento lógico-matemático é fruto de construções internas que se dão na mente de cada um, e não tem como serem treinadas ou transmitidas.
É importante considerar que a Educação Infantil engloba o período de zero a 5 anos,