Ions Complexos
Introdução Íons complexos são substancias formadas por íons metálicos, em geral elementos de transição que se combina com moléculas ou íons para produzir íons complexos ou complexos.
Um complexo é um composto químico formado pela adição de uma substância simples, normalmente um íon metálico que funciona como um receptor de elétrons pi com uma ou várias moléculas de outra substância, chamada de ligante bases de Lewis.
Os casos mais comuns de complexos ocorrem com os compostos iônicos metálicos, que podem ter seus íons metálicos complexados tanto nos cristais quanto em solução.
Um exemplo típico é o sulfato de cobre, usado como anti-fungo em plantações. Seus cristais são azuis e os íons de cobre estão formando um complexo com a água no cristal. Uma vez aquecido a seco, perde água de cristalização e se torna branco.
Os indicadores de umidade que mudam de cor de azul a rosa contêm um sal de cobalto. O complexo de cobalto perde água de acordo com humidade do ar, mudando de cor.
Vários podem ser os ligantes: água, EDTA, monóxido de carbono, íons negativos (cloreto, iodeto, cianeto).
Estes ligantes podem ser classificados de acordo com o número de ligações que estabelecem ao átomo metálico central. Assim temos:
1 ligação: Ligando monodentado
2 ligações: Ligando bidentado
3ligações: Ligando Tridentado
3 ou mais ligações: Ligando polidentado
Os complexos tem enorme importância na química e bioquímica, sendo praticamente todas as enzimas complexos de íons metálicos. Hemoglobina, clorofila e vitamina B, entre outros, são complexos respectivamente de ferro e magnésio e cobalto.
-Complexo: Formado por íon metálico (geralmente elemento de transição).
-Ligante: Molécula neutra-Ex: H2O, NH3. Ânion: CN-
A carga do íon complexo, é a soma das cargas do íon metálico e do ligante.