iso 14001
Muitas organizações enfrentam este desafio através de "revisões" ou "auditorias" para assessorar sua performance ambiental. Entretanto, essas "revisões" e "auditorias" podem não ser suficientes para provar a organização com a certeza de que sua performance não só satisfaz, mas continuará a satisfazer as políticas internas e requisitos legais. Para serem efetivas, estas políticas ambientais precisam ser conduzidas dentro de um sistema de gerenciamento estruturado, integrado com a organização.
As normas internacionais que cobrem o gerenciamento ambiental são capazes de prover as organizações com elementos efetivos de um sistema de gerenciamento ambiental que pode ser integrado com outros requisitos de gerenciamento, além de ajudar as organizações conquistar objetivos econômicos e ambientais. Neste contexto, encontra-se a norma ISO 14001.
2. História
A concepção de um sistema de gestão ambiental desenvolveu-se nos anos noventa, e suas origens datam de 1972, quando a ONU organizou a conferência do Meio-Ambiente Humano em Estocolmo e o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) foi lançado. Essas iniciativas guiaram ao estabelecimento da Comissão Mundial do Meio-Ambiente e Desenvolvimento e a adoção do Protocolo de Montreal e a Convenção de Basel.
Em 1992, a Eco 92 aconteceu no Rio de Janeiro, e foi o berço da geração de um comprometimento mundial ao meio-ambiente. No mesmo ano, o Grupo BSI publicou a primeira norma para sistemas de