Estruturas Metálicas
O AÇO é uma liga metálica constituída basicamente por carbono (que varia entre 0,008% e 2,11% relacionado à sua máxima solubilidade no ferro à temperatura ambiente) e ferro. E á outra ligação metálica entre ferro e carbono, o ferro-gusa, que possui um nível entre 3,5% a 4,0% de carbono em sua estrutura de carbono. Assim como o ferro fundido, possui um nível mais elevado entre 2,11% e 6,67% de carbono. Existe ainda uma diferença básica entre eles: o aço é facilmente deformável por forja, laminação, extrusão devido a sua ductilidade, enquanto uma peça em ferro fundido é consideravelmente frágil.
O carbono é o principal material constituinte no aço, contudo se faz presente o uso de outros elementos com propósitos específicos, tais quais: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio.
Propriedades do material AÇO:
Elasticidade: é a capacidade de retornar à forma original após o efeito de carregamento e descarregamento (tensões de tração ou compressão). O aço deve sempre trabalhar em sua fase elástica, onde a sua deformação é proporcional ao esforço aplicado.
Plasticidade: é uma deformação definitiva provocada pelo efeito de tensões iguais ou superiores ao limite de escoamento do aço. Assim, deve-se impedir que a tensão correspondente ao limite de escoamento seja atingida nas seções transversais das barras, como forma de limitar a sua deformação.
Ductilidade: é a capacidade de se deformar plasticamente sem se romper. As vigas de aço sofrem grandes deformações antes de se romperem, o que constitui um aviso da presença de tensões elevadas, diferentemente do ferro fundido, que não se deforma antes da ruptura. Quanto mais dúctil o aço maior é a redução de área ou o alongamento antes da ruptura.
Perfis estruturais de AÇO
Os perfis de aço produzidos para a construção civil possuem diversos tipos e dimensões, além de possibilitar fácil manuseio.
É possível obter várias conformações a partir do uso conjugado de perfis e também é permitida a execução de