Iso 14001
1. INTRODUÇÃO
Levantada uma ideia de implementação de um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a norma NBR ISO 14001, aparece um questionamento: por que a empresa decide tal implementação? As pessoas normalmente possuem resistência a fatos que possam envolver mudanças, portanto procuram de alguma maneira mostrar opiniões de modo a tentar inibir a implementação. Deste modo a sociedade e organizações voltadas à proteção da natureza apressaram de modo consolidado um processo em torno de questões relacionadas com a qualidade do meio ambiente nas últimas décadas de forma bastante evidente. Através do controle de órgãos ambientais, a sociedade tenta impor às empresas um comportamento voltado à preocupação correta com o meio ambiente através de leis e normas, que as fazem cumprir as regras de certificação. O clico PDCA é um sistema que vem dado certo, pois as empresas tem grande interesse em tornar seus processos de gestão mais rápidos e eficientes. Considerando que se o plano for seguido a risca, as empresas terão excelência em seus processos e logo reconhecidas com garantias de qualidade. As auditorias ambientais foram criadas com a finalidade de verificar as conformidades e não conformidades ambientais em uma empresa e com isso ao passar do tempo está havendo grande interesse dos empresários em adequar suas empresas no padrão ecológico e como consequência estão adquirindo reconhecimento no mercado expresso através de um ou mais certificados ambientais.
4
2. ISO 14001
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios.
A ISO 14001 é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais.