05 Condut ncia eletrol tica dos complexos preparados nas aulas anteriores
1096 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁCENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Condutância eletrolítica dos complexos preparados nas aulas anteriores
Disciplina: Química Inorgânica Experimental II (3215)
Docente: Profº Drº Rafael da Silva
Acadêmicos: Débora Cristina Albertoni R.A.: 84517 Drielli Rhiane 82565 Emanuelle M. B. M. da Silva 82636 Guilherme Larri 78136 Leandro Gregoleto 81935
Julho/2015
Maringá/PR
Introdução A condutometria baseia-se em medições de condutância das soluções iônicas e essa condução de eletricidade acontece devido à migração de íons positivos e negativos com a aplicação de um campo eletrostático, porém, a condutância depende do número desses íons positivos e negativos, bem como das cargas e das mobilidades dos íons.
Essa condutância resulta da soma da contribuição individual de cada íon presente na solução, ou seja, trata-se de uma propriedade que não depende de reações específicas ao nível de um eletrodo.
Há dois tipos de condutores, os de primeira classe (ou eletrônicos) que são metais, ligas metálicas e semi-condutores, onde a condução de corrente elétrica é feita por elétrons, não envolvendo transporte de matéria durante o processo de condução de corrente e sem alteração das propriedades químicas do condutor. E os condutores de segunda classe (ou eletrolíticos) que são soluções iônicas, onde a condução de eletricidade se dá às custas do movimento de íons em solução, ou seja, com transporte de matéria.
A condutividade não é apropriada para comparar eletrólitos devido à forte dependência em relação a concentração dos mesmos. Para este propósito é melhor determinar a condutividade molar Λm . Esta é determinada a partir da condutividade específica k e da concentração c da substância na solução eletrolítica conforme:
A dependência da concentração na condutividade de eletrólitos mostra que a condutividade aumenta