Investigação de paternidade
Disciplina: Psicologia Forense
Tema do Trabalho: Paternidade e Reconhecimento de Filhos
Investigação e Reconhecimento de Paternidade
Hoje e muito comum a investigação e Reconhecimento de paternidade no Brasil, que vem contribuindo com várias brigas no judiciário, para que assim os pais reconheçam a paternidade ou a maternidade de seus filhos
Não basta só o assentamento no registro do filhos, a brigas jurídicas vão além para que o Dever do pai e de estar inserido no convívio real da criança, buscando fazer parte e ajudar a construir um ambiente favorável a sua criação. E não somente justificar sua paternidade através de bens materiais e alimentícios.
A paternidade é um direito absoluto do nascituro, caso haja a negação da paternidade inicia se grandes disputas judiciais em busca do direito fiel da criança de se ter um pai.
Em alguns Casos o exame de DNA toma grande importância
A investigação de paternidade vem contribuindo com inúmeros processos judiciais. Seria justo negar a um individuo conhecer seu pai ou sua mãe? Hoje no Brasil vivemos essa realidade constantemente, pais e mães que se negam reconhecer a paternidade ou a maternidade de seus filhos, iniciando grandes batalhas judiciais.
Não basta somente o reconhecimento de seus filhos, não é somente um caso judicial; é muito mais que um acordo, o agravante do reconhecimento de paternidade transcendi as barreiras das obrigações perante a justiça, trata se do emocional do individuo, e tudo que desrespeita sua formação familiar e de caráter no âmbito social em que todos fazemos parte.
Em vista da abordagem sobre o reconhecimento da paternidade no Brasil, obtivemos reconhecimentos das causas somente com o código de 1916, antes do código havia grande discriminação enquanto a filiação extraconjugal, sendo esses filhos considerados ilegítimo, até por que a época nem se falava em divorcio, – que somente foi reconhecido com a CF 1988 - esses filhos além de não ser