Introdução à sistemática e taxonomia
Frederico de Siqueira Neves
Estudo dirigido: Introdução à sistemática e taxonomia
1- Por que devemos classificar os seres vivos?
2- Diferencie: sistemática, taxonomia e filogenia.
*A Sistemática é definida como o estudo científico dos organismos em sua diversidade, de sua evolução no tempo e no espaço e de sua classificação traduzindo as relações de ancestralidade e parentesco, também é chamada de ciência da
Biodiversidade.
*Taxonomia, parte da Sistemática responsável por organizar os princípios a serem usados para comunicar os resultados da análise sistemática. Ou seja, a Taxonomia é responsável pelas regras de nomenclatura, tais como: dar nomes às espécies, gêneros e famílias.
Além disso, a Taxonomia é responsável pelas regras para formar coleções taxonômicas, rotulagem e publicações taxonômicas.
*
3- Qual foi a provável origem dos eucariotos?
4- Como nomeamos uma espécie?
*O nome dos animais deve ser escrito em latim ou idioma latinizado e deve estar em destaque no texto. deve ter, pelo menos, dois nomes, o primeiro referente ao gênero e os dois juntos a espécie. O nome do gênero deve ser escrito com inicial maiúscula e o segundo nome da espécie deve ser escrito com inicial minúscula.
5- Como deve ser escrito o nome de espécies em artigos científicos? Como devemos citar o nome do autor de uma espécie em um artigo científico?
*Em trabalhos científicos depois do nome da espécie, colocase o nome do autor que o descreveu seguido de vírgula e data, se houve modificação na descrição original de uma espécie, autor e ano aparecem entre parênteses.
6- Quais são os sete grupos (taxa) de classificação dos seres vivos?
Reino Filo Classe Ordem Família Gênero Espécie
7- Quais são os reinos aceitos para classificação dos seres vivos? Dê as principais características de cada reino.
*O reino Monera engloba os organismos procariotos, isto é, organismos que não possuem células com núcleo ou