lipidios
Trabalho de Botânica
Rondonópolis - MT
Outubro 2013
Docente: Lorraine Farias
Discente: Gustavo Pessoa Arevalo RA: 6620368575 Geovane Santos Castro RA: 6452332665 Gabriel Carvalho Araujo RA: 6891508460 Adailto Barboza Junior RA: 6448319345 Emaylon Castro RA: 6241214500
BASES DA TAXONOMIA
2° semestre de Agronomia
Rondonópolis - MT
Outubro 2013
Introdução
Sistemática é a ciência que procura classificar os diversos seres vivos e relacioná-los evolutivamente, expressando-se em sistemas taxonômicos.
A taxonomia, por sua vez, trata da ordenação e denominação dos seres vivos, agrupando-os de acordo com o seu grau de semelhança. A taxonomia pretende separar os organismos por espécies, descrevendo as características que distinguem uma espécie da outra e ordenando as espécies por categorias taxonômicas.
Por fim, a nomenclatura tem a função de designar cientificamente os grupos taxonômicos, de acordo com certas regras universalmente estabelecidas.
Desenvolvimento
Deste modo, a classificação é um meio de tornar inteligível a complexidade do mundo vivo, agrupando os organismos em categorias, segundo critérios preestabelecidos. Para que se possa continuar, é necessário ter em mente alguns termos, bem como o seu significado exato:
Sistemática – estudo da diversidade, descrição dos organismos, incluindo a sua filogenia;
Taxonomia – estudo da classificação, incluindo nomes, normas e princípios; Classificação – ordenação dos seres vivos em grupos, com base em parentesco, semelhança morfológica, entre outros, e sua hierarquização.
Diversidade de critérios de classificação
Já a largos anos que a classificação dos organismos vivos teve como base a tentativa de organização