pfsense
O Pfsense.
O Pfsense é baseado na conhecida plataforma Unix FreeBSD, ele possui servidor web e suporta PHP, proporcionando uma interação amigável entre o usuário e o sistema, chamada de Dashboard. Esse conceito de configuração em modo gráfico (WEBGUI) utiliza os mesmos recursos de um serviço web. Essa ideia foi aproveitada do sistema m0n0wall, seu irmão mais velho. Ele é uma versão reduzida de tudo que o Unix FreeBSD possui de essencial para tecnologias em rede, o m0n0wall ocupa pouco mais que 8Mb de espaço, por ser um sistema tão reduzido é possível ser gravado diretamente em pequenos dispositivos em estado sólido (O Silicio) embarcados em hardwares Appliances, podendo ser instalado também em HDs ou Compact Flashes.
A criação do Pfsense, utilizando o FreeBSD como base de sua construção, foi motivada pelo tato de que este Unix era o único que dominava a tecnologia Wireless de forma bastante avançada, possuindo até mesmo suporte a criptografia do tipo WPA2, o que não era possível em outros sistemas na época. A opção por um BSD foi muito bem sucedida, proncipalmente porque o PfSense herdadra a pilha TCP/IP da família de sistemas UNIX, que é considerada a de melhor performance e a mais robusta já existente. E não era pra menos, pois ela foi criada na própeia plataforma BSD (Berkeley Software Distribution) para suprir as necessidades de então extinta ARPANET, hoje a internet, tornando-se um padrão mundial.
O sistema PfSense utiliza a mesma licença da família BSD, que por sua vez é baseada em código aberto, possuindo poucas diferenças comparadas com as impostas por licenças como a GNU/GLP e a Copyright, ao ponto de poder ser chamada de licença do domínio público. É possível encontrar o termo da licença no site da comunidade.
Apesar do PfSense ser Unix não é necessário que o usuário seja expert nesta modalidade de sistema. Por ser um sistema pré-programado, basta apenas que, após a instalação sejam adicionadas as configurações necessárias utilizando