classificação biologica de lineu
Carlos Lineu (1707 a 1778) foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, além de se tornar o botânico mais reconhecido da sua época, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna". Seu sistema de classificação dos organismos, cuja base teórica é ainda hoje aplicada, sofreu várias alterações conforme novas espécies de animais e plantas foram surgindo, mas isso não impediu que suas ideias sobre a classificação influenciassem gerações de naturalistas e biólogos.
Essa classificação biológica de Lineu é um sistema para agrupar os organismos em esquemas, buscando uma forma de melhorar nossa compreensão acerca do mundo vivo, distribuindo-os em grupos hierárquicos, como: reinos, filos ou divisão, classes, ordens, família, gênero e espécie, também chamada de “taxionomia” que é o principal tópico abordado neste trabalho.
Conteúdo: A classificação biológica de Lineu
A classificação biológica é o sistema que ordena os seres vivos e os distribui em grupos hierárquicos. Esse método classificatório das espécies teve início em 1735, desenvolvido por Carlos Lineu, um biólogo de renome, que se dedicou no estudo classificatório da biodiversidade chamando-o de taxonomia. Ela classifica todos os grupos ou reinos de acordo com suas características comuns. Lineu reuniu os seres vivos em cinco grupos taxonômicos: reino, classe, ordem, gênero e espécie. Após sua classificação, foram acrescentados mais outros dois grupos: Filo ou Divisão e Família.
De acordo com a classificação vigente as espécies descritas são agrupadas em gêneros. Os gêneros são reunidos, se tiverem algumas características em comum, formando uma família. Famílias, por sua vez, são agrupadas em uma ordem. Ordens são reunidas em uma classe. Classes de seres vivos são reunidas em filos. E os filos são, finalmente, componentes de alguns dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia). Essa é a ideia base da classificação