Pré-Projeto - Eutanasia
Eutanásia, ao ouvirmos falar essa palavra, uma serie de perguntas nos vem à mente: seria justo com o paciente tomarmos uma decisão desta dimensão por ele? Seria melhor a morte, como uma forma de libertação do sofrimento? O que realmente devemos fazer quando o paciente se encontra impossibilitado de dar sua opinião sobre sua própria vida? Afinal, a grande discussão gerada é pelo simples fato dele ainda estar vivo.
Delimitação do tema
A finalidade deste pré-projeto não é criticar ou condenar a eutanásia, nem elogiar ou tomar como verdade absoluta esta forma de morte, mas apenas discutir, analisando os vários pontos de vista, para que ao final cada um possa formar sua própria opinião acerca deste tema tão polemico.
Problema
Justo, crime ou simplesmente humano?
Objetivos Gerais
- Analisar e discutir as questões acerca deste tema.
Objetivos Específicos
- Analisar o conceito de eutanásia;
- Expor opiniões a respeito do tema, dos que são contra e a favor;
- Discutir se esta forma de morrer seria justa ou crime;
- Buscar esclarecer dúvidas a respeito do tema;
- Ajudar as pessoas a formar opiniões a respeito, evitando que tirem conclusões precipitadas.
Justificativa Pessoal e Acadêmica
Eutanásia é uma palavra que deriva do grego, eu, “boa”, thanatos, “morte”, em outras palavras, ‘uma boa morte’, ‘uma morte sem sofrimento’ e de acordo com o dicionário Houaiss, eutanásia é o “ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por afecção incurável que produz dores intoleráveis”, e isso é que foi determinante na escolha do tema, o modo como trata dois fatos extremamente contrários, a vida e a morte. De um lado temos o paciente, que sofre de uma doença que o deixa incapacitado de tomar decisões por si próprio, incapacitado de expressar os seus sentimentos, mas que ainda está ali, onde ainda tem um coração pulsante, um cérebro em atividade, que para a legislação brasileira é o suficiente para que exista vida. Do outro lado temos a família