Bioética
2012
SUMÁRIO
Introdução........................................................................3
Projeto Genoma Humano................................................4
Eutanásia.........................................................................6
Conclusão........................................................................10
Referências bibliográficas...............................................11
Introdução
O presente trabalho, tem como principal objetivo compreender os conceitos do Projeto
Genoma Humano (PGH) e as práticas da Eutanásia, cientificamente e, voltados ao questionamento ético.
O avanço tecnológico permitiu a seqüência dos genes, com o PGH e com isso gerou-se possibilidades para a descoberta de patologias. Assim, tratamentos, diagnósticos e até mesmo cura de tais doenças poderiam ficar evidentes. Com tais descobertas, envolve-se a sociedade e próprio homem, nela inserido. Com tal revelação surgem questões éticas que dissertam a respeito: Até que ponto a ciência pode intervir na vida humana.
A Eutanásia, prática de encerramento assistido de vida comprometida com doença incurável ainda vista como crime e ilegal. A doença sem cura e a continuação do sofrimento sem que haja outra forma de tratamento, versus as questões sociais, religiosas e até mesmo individuais: pode-se desistir enquanto houver vida?
O presente trabalho buscou a compreensão de assuntos polêmicos bem como enfatizou suas contribuições para ciência e sociedade.
3
Genoma Humano
O projeto genoma humano foi fundado em 1990 com prazo determinado para conclusão de até 15 anos. Na época, James D. Watson, chefe dos Institutos Nacionais de
Saúde dos EUA, assumiu o projeto que tinha como objetivo, mapear e sequenciar o código genético.
O gene é a unidade-base do material genético que forma a hereditariedade. Todo ser humano tem de 50 a 100 mil genes, e estes influenciam o funcionamento e o desenvolvimento dos órgãos e