Introdução à adm
A organização pode ser distinguida por dois conceitos, o de organização como entidade social e função da administração. A estrutura organizacional refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos. O organograma mostra a forma visual de representação da estrutura organizacional.
2-Em que consiste o processo de organização?
É um processo de tomada de decisões. Nesse sentido, organizar é o processo de dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais de forma a alcançar as metas definidas.
3-O que é a amplitude de controle e que fatores influenciam a sua extensão?
È o conceito que decorre da distribuição de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador. Quando o administrador tem muitos subordinados, sua amplitude de controle é grande.
4-Quais são as formas mais comuns de departamentalização nas organizações e quais suas vantagens e desvantagens?
As formas mais comuns de departamentalização são: Funcional, por produto, por cliente, geográfica ou territorial e por processo. A departamentalização permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações.
5-Explique o contraste entre centralização e formalização. Como estes elementos influenciam outros elementos estruturais ou são influenciados por eles? A centralização significa que a autoridade, para tomar decisões, está centrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando. Em uma organização, a formalização materializa-se na quantidade de manuais, nas comunicações internas, nos códigos de conduta, na padronização de processos de trabalhos e no pouco espaço aberto para comunicação oral. Vários fatores podem