introdução a moderna gestão de pessoas
Capitulo I – Introdução à Moderna Gestão de Pessoas:
Definição de Gestão de Pessoas e suas características fundamentais:
A Gestão de Pessoas veio para mediar os interesses das organizações versus os interesses das pessoas que trabalham nessas organizações. O capital intelectual passa a ser o ativo mais valioso da organização.
Esta Gestão passou a encarar os empregados não mais como recursos, mas como parceiros, através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento, tendo a função de humanizar as empresas.
Uma boa gestão dos elementos de uma organização poderá causar um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.
Muitas vezes, a Gestão de Pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH representa a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e Gestão de Pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais.
O contexto no qual funciona a Gestão de Pessoas:
As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e suas metas. Funcionam através das pessoas que delas fazem parte e que decidem e agem em seu nome. Um depende do outro, e, por isto, parafraseando Chiavenato “é uma relação mutua de dependência na qual há benefícios recíprocos. Uma relação de simbiose entre pessoas e organizações”.
Neste contexto, passa a não mais existir um relacionamento, a exemplo do passado muitas vezes antagônico e conflitante, mas de mutua cooperação, com plena consciência de que ambos saem ganhando se os resultados forem positivos.
Processos da Gestão de Pessoas:
1. Agregar pessoas,
2. Aplicar pessoas,
3. Recompensar pessoas,
4. Desenvolver pessoas,
5. Manter pessoas,
6. Monitorar pessoas.
Objetivos da Moderna Gestão de Pessoas:
1. Dar