Introdução a moderna gestão de pessoas
R: RH como função ou departamento – é uma unidade operacional que funciona como um elemento de prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunição, higiene e segurança do trabalho, benefícios, etc.
RH como um conjunto de práticas, de recursos humanos – é o modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, benefícios, comunicação, higiene e segurança do trabalho.
RH como profissão – são os profissionais que trabalham em tempo integral em papéis diretamente relacionados com recursos humanos: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho e outros.
2. Qual é o contexto da gestão de pessoas?
R: O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações, estas são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões, já para as pessoas as organizações é o meio pelo qual pode alcançar vários objetivos pessoais, com um custo mínimo de tempo, de esforço e de conflito. Na verdade cada uma das partes depende da outra, uma relação de mútua dependência no qual há benefícios recíprocos.
3. Comente a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.
R: Todas as organizações quanto às pessoas que trabalham nelas possuem objetivos a serem atingidos logo cada pessoa estão dispostas a alcançar objetivos organizacionais desde que seus objetivos individuais também sejam alcançados.
Portanto objetivos organizacionais como; sobrevivência, crescimento sustentável, lucratividade, produtividade, qualidade nos produtos/serviços, redução de custo, participação no mercado, novos mercados, novos clientes, competitividade e imagem no mercado são compatíveis aos objetivos individuais como; melhores salários, melhores benefícios, estabilidade no emprego, segurança no trabalho, qualidade de vida no trabalho, satisfação no