Minerais
Os sais minerais são substancias indispensáveis para o nosso organismo, como o corpo não tem capacidade de gera-los, devem ser obtidos através da nossa alimentação. Além de ajudar no bom funcionamento do metabolismo humano, também ajuda na reconstituição dos nossos ossos e dentes, dessa forma, tem uma relação direta com os fatores vitais do nosso corpo. Os minerais são classificados em dois tipos, sendo eles os macrominerais, e os microminerais. Os macrominerais são aqueles elementos que o nosso corpo precisa diariamente, que são os minerais essenciais, com níveis de 100mg/dia ou mais, incluem o cálcio, fósforo, magnésio, enxofre, sódio, cloro e potássio, já os microminerais são requeridos em quantidades pequenas, sendo também denominados oligoelementos ou ultra-oligoelementos, e incluem o ferro, cobre, zinco, iodo, manganês, flúor, molibdênio, cobalto, selênio, cromo, estanho, níquel, vanádio e silício.
Os minerais representam cerca de 4 a 5% do peso corpóreo. Cerca da metade desse peso é cálcio e outro quarto é fósforo, outros macrominerais e os microminerais constituem os 25% restantes.
A carência de minerais em nosso organismo pode causar diversas doenças como: Anemia (falta de ferro); cárie dentária (falta de flúor); papeira (falta de iodo); fadiga muscular (carência de potássio); dores nos membros superiores e inferiores (falta de cloro); asma (falta de manganês), entre outros. É importante ressaltar que assim como a carência, o excesso de alguns minerais também pode causar complicações ao nosso organismo, por isso recomenda-se uma alimentação saudável e balanceada que supra todas as necessidades de cada individuo.
Abaixo alguns minerais e onde são encontrados: MINERAIS
ENCONTAM-SE
Cálcio
Leite e derivados, couve, espinafre, brócolis, etc.
Fósforo
Carnes, ovos, cereais, etc.
Potássio
Banana, melão, batata, ervilha, tomate, frutas cítricas, etc.
Enxofre