minerais
Os minerais são corpos naturais sólidos e cristalinos formados em resultado da interacção de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam espacialmente.
Este trabalho vai consistir na escolha de um mineral de cada classe e, a cada mineral irá ser atribuido um “ bilhete de identidade”.
Minerais
Propriedades Fisícas e Quimícas
Existem várias propriedades pelas quais nós podemos classificar os minerais. Alguns exemplos destas propriedades são: as propriedades Físicas e Químicas.
Nas propriedades Físicas podemos classificar os materiais pela sua: Cor, Estrutura, Dureza, Brilho, Fractura ou Clivagem, Risca ou Traço e Coerência.
A Cor classifica-se de acordo com a Cor que se consegue observar a olho nu. Este pode ter uma ou várias cores. Em relação à Estrutura do mineral, esta pode ser cristalina ou não cristalina. Na Dureza, esta pode ser classificada quando o mineral é riscado por outro. A Dureza classifica-se de acordo com a escala de Mohs.
O Brilho é visto a olho nu ou com a ajuda de uma lupa. Este é visto de acordo com o modo que os minerais reflectem a luz incidente neles. O mineral pode ter um brilho metálico ou não metálico. A Fractura ou Clivagem é uma propriedade física que se avalia de acordo com a resistência dos minerais ao choque. A fractura é uma ruptura irregular e a clivagem é um tipo de fractura segundo superfícies planas e brilhantes. Risca ou Traço é a cor do pó que se forma quando se risca o mineral numa porcelana não vidrada. Por fim, a Coerência é avaliada quando se pressiona o mineral com os dedos. Se ao pressionar