Minerais
MINERAL : É um elemento ou um composto químico, via de regra resultante de processos inorgânicos, com uma composição química geralmente definida e encontrado naturalmente na crosta terrestre.
Exemplos : Au = Ouro - NaCl = Halita (sal de cozinha) - CuFeS2 = Calcopirita
MINERAL :
- é um elemento ou um composto químico: Composto por um ou vários elementos químicos. (E.: Au – Ouro; NaCl – Halita; CuFeS2 – Calcopirita, etc..)
- via de regra resultante de processos inorgânicos: Não ter participação de matéria orgânica.
- com uma composição química geralmente definida: Pode ser expresso por uma fórmula química (SiO2 = Quartzo; CaCO3 = Calcita, etc.)
- encontrado naturalmente na crosta terrestre: Exclui as substâncias geradas em laboratório ou por ação do homem.
CRISTAL : É uma partícula mineral limitada por faces planas definidas. De acordo com as formas que apresenta um mineral pode ser classificado como: Euédrico : faces planas bem definidas ( cristal ) Subédrico : algumas faces planas definidas Anédricos : Nenhuma face definida Minerais Euédricos Subédricos e Anédricos
MINERALÓIDES :
Qualquer sólido ou líquido que ocorre naturalmente na natureza, e que não possui arranjo sistemático dos átomos que o constitui. São portanto substâncias não-cristalinas, ou seja amorfas. Vidro vulcânico, âmbar, carvão e betume são exemplos de mineralóides. Num sentido amplo, estes compostos pertencem ao Reino Mineral e como tais, estão incluídos entre o que se conhece como “Recursos Minerais” da crosta terrestre. Âmbar (resina fóssil de pinheiro, formado a 50 milhões de anos)
MINERALOGIA : É a ciência que estuda as propriedades, composição química, modo de ocorrência e gênese dos minerais. Quando os minerais se formam apresentam propriedades características que os identificam.
Propriedades Físicas
Estrutura - Clivagem - Dureza - Densidade - Traço - Tenacidade - Flexibilidade