educação multisseriada
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO: LETRAS-LITERATURA
DISCIPLINA:MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA LATINA
PROFESSORA: ELIZABETY
MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA LATINA
IMPERATRIZ
2014
RAYLLENEDHESSICA DA SILVA SOUSA
MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA LATINA
Resumo apresentado com o
Objetivo medir conhecimento
E obtenção de notas para o
Terceiro período.
IMPERATRIZ
2014
1. Origem e Evolução do Latim
O latim é uma língua indo-europeia do ramo itálico originalmente falada no Lácio, a região do entorno de Roma. Foi amplamente difundida, especialmente na Europa, língua oficial da republica romana e posteriormente do império romano.
Entre os anos 81 a.c e 17 d.c, época dos principais escritores latinos: Cicero, César, Virgílio, Horácio, Ovídio, Tito Lívio dentre outros, e a sua expansão pelo mundo antigo deu-se durante o apogeu do império romano e durante as guerras de conquistas dos romanos por novos territórios.
Havia a língua padrão ou culta dos literatos e a língua popular ou coloquial, foi esta última que se espalhou pela Europa e, comandou as línguas neolatinas como: italiano, francês, espanhol, português, romeno, catalãoe e etc...
O nosso idioma português foi o resultado da mistura do latim com o galeco, correspondente a região de Portugal. O italiano é a que mais conserva o latim em seu vocabulário, enquanto que o sardo é o que mais preserva a fonologia latina.
O latim literário continuou a ser adotado pelos escritores cristãos, mesmo depois de não ser mais falado em sua região de origem, por influência dos monges, e também filósofos, intelectuais e cientistas.
Atualmente o latim é a língua oficial da igreja católica, fora das instituições eclesiásticas, a língua latina continua a ser anotada na notação científica dos seres vivos, em muitos termos dos direitos além de ter uso esporádico no ambiente forense.
2. O Alfabeto Latino:
Composição e pronuncia