Previsão do tempo
A previsão do tempo é um estudo baseado nas condições meteorológicas momentâneas que busca antecipar com convicção, e talvez com alguma certeza, as condições meteorológicas futuras. Esse estudo é baseado em vários dados, tais como fotos de satélite, imagens de radar Doppler, balões atmosféricos, boias marítimas, estações meteorológicas etc. Após coletados os dados com possível relevância na previsão, eles são jogados em computadores com grande capacidade de processamento que analisam várias possibilidades da evolução do tempo, gerando previsões baseadas em probabilidades. Essas previsões são então analisadas pelos meteorologistas que a concluem após as devidas correções.
No Brasil os principais institutos de previsão do tempo são o INPE e o INMET. Há ainda instituições estaduais de previsão, especializadas no estado de atuação como o SIMEPAR do Paraná. INMET- A missão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é prover informações meteorológicas à sociedade brasileira e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País. Esta missão é alcançada por meio de monitoramento, análise e previsão de tempo e de clima, que se fundamentam em pesquisa aplicada, trabalho em parceria e, compartilhamento do conhecimento, com ênfase em resultados práticos e confiáveis. INPE- As atividades atualmente desenvolvidas pelo INPE buscam demonstrar que a utilização da ciência e da tecnologia espacial, pode influir na qualidade de vida da população brasileira e no desenvolvimento do País.
Como é feita a Previsão do Tempo?
A coleta de informações começa em terra, na estação meteorológica. Em todo o mundo, há 11 mil delas, com equipamentos que medem dados próximos da superfície, do nível do solo até cerca de 10 metros de altura. Em geral, esses instrumentos são alimentados por painéis de energia solar.
As estações