Previsão do Tempo
A previsão do tempo é um campo de estudo que faz uma descrição detalhada de ocorrências futuras esperadas na atmosfera num certo local. As principais variáveis meteorológicas são temperatura, pressão atmosférica, direção e intensidade dos ventos, umidade do ar e chuva.
Atualmente os meteorologistas usam modelos matemáticos para traçar cenários calculados em supercomputadores, aliados a inúmeras imagens de satélite, para tentar prever como será o tempo. Os meteorologistas precisam ficar atentos às condições climáticas e variáveis meteorológicas.
No Brasil, o diagnóstico da previsão do tempo começa com a coleta dos dados atuais dessas variáveis em diversas estações meteorológicas espalhadas pelo país. A partir de então, é possível fazer uma avaliação do estado geral atmosférico e dos fenômenos que estão atuando no momento. São reunidos, então, os dados coletados pelas estações meteorológicas em um relatório do tempo, no qual também contém um almanaque com mapas que relatam os sistemas meteorológicos que atuam na atmosfera. Os meteorologistas analisam esses dados e com as correções necessárias é possível estabelecer a previsão do tempo.
Uma das principais causas de erro é que há áreas do globo sobre as quais há menos informações, o que deixa a previsão menos certeira. Além disso, os instrumentos utilizados durante o processo podem falhar e pode haver muitos erros humanos entre a medição realizada nas estações e os dados que chegam aos supercomputadores. Outra causa de erro pode ocorrer no fato de que a previsão se baseia nos dados colhidos no momento, porém é preciso considerar que a atmosfera está em constante transformação.
Referências bibliográficas:
INFO ESCOLA. Disponível em: www.infoescola.com/meteorologia/previsao-do-tempo/
MUNDO ESTRANHO. Disponível em: www.mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feita-a-previsao-do-tempo
TERRA. Disponível em: