o principe
Para que possamos entender o enunciado da 2ª lei, devemos ter alguns conceitos básicos. 1. Transformações reversíveis e irreversíveis
Transformações reversíveis são aquelas que se realizam em ambos os sentidos, podendo voltar ao estado inicial de maneira espontânea sem que haja mudança ou participação do meio. Pense na seguinte situação: derrama-se uma gota de tinta vermelha em um pouco de água. Em uma transformação reversível a gota depois de dissolvida na água, voltaria espontaneamente a se formar de novo, ou seja, a tinta diluída na água iria de maneira espontânea dar origem a gota inicial. Ora, no nosso dia a dia, isto não ocorre, pois, no início sabe-se onde está a tinta, mas no fim não há uma separação entre a água e a tinta, ou seja, a desordem do sistema é maior no fim do processo. O processo é irreversível, isto é, de forma espontânea não é possível observar o processo inverso, em que a tinta misturada com toda a água, voltaria a formar uma gota.Sendo assm, no nosso cotidiano dizemos que as transformações são irreversíveis acarretando em estados de desordem cada vez maiores .
Em termodinâmica também existem processos irreversíveis, como é o caso do estabelecimento de equilíbrio térmico entre dois corpos a temperaturas diferentes.
Considere dois objetos colocados em contacto térmico, estando inicialmente um objeto a uma temperatura superior à do outro. No final, o sistema formado pelos dois objetos está todo à mesma temperatura, uma vez que houve a passagem espontânea de energia sob a forma de calor, do objeto a temperatura superior, para o objeto com menor temperatura. O processo inverso não se verifica: um sistema de dois objetos à mesma temperatura, não evolui espontaneamente de modo a que ambos fiquem com temperaturas diferentes.
Mas, em determinadas condições podemos efetuar uma transformação para que ela ocorra de maneira reversível(veja, não é condição cotidiana).Por exemplo, se fizermos
com