Introdução a Filosofia - X-men
CURSO DE DIREITO
RESENHA SOBRE O LIVRO: SOUTH PARK E A FILOSOFIA
2013
Beatriz de Oliveira Nogueira
Bernardo Mury Galle
Karen Vianna
Lucas Mendoça
Gustavo Malveira
RESENHA SOBRE O LIVRO: SOUTH PARK E A FILOSOFIA
Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina Introdução a Filosofia, ministrada pelo Prof. Dr. Jorge Lucio de Campos.
Universidade Candido Mendes
Niterói
SUMÁRIO
PARTE UM /4
Feito por Bernardo Mury Galle
PARTE DOIS /6
Feito por Bernardo Mury Galle
PARTE TRÊS/8
Feito por Beatriz de Oliveira Nogueira
PARTE QUATRO/12
Feito por Gustavo
PARTE CINCO/16
Feito por Lucas Mendonça
PARTE SEIS/21
Feito por Karen Vianna
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS/27
South Park e a Filosofia
Parte Um
Feito por Bernardo Mury Galle
Levando South Park a sério...OK
O ‘’perigo’’ de South Park:
Neste tópico o autor compara a luta dos pais de Kyle para que as crianças parem de assistir o desenho animado denominado “Terrence e Philip”, considerado como ‘’humor de privada’’, o qual contém conteúdo considerado inapropriado para crianças daquela idade, enquanto as próprias tratavam de um assunto ‘’moral’’, a eutanásia do Avó de Stan. Assim, tais comportamentos podem ser analisados à luz da Filosofia ocidental, a qual critica o a imposição de valores impostos pela sociedade.
Oh! Meu Deus! Mataram Sócrates! Desgraçados!
Como sabemos Sócrates morre depois de ser acusado de corromper a juventude de Atenas. Foi julgado e sentenciado à morte com cicuta. Em sua defesa usou a analogia dos fatos para mostrar como são ilógicas as acusações contra ele, não logrando êxito.
Em South Park as pessoas em posição de poder acreditam que estão ensinando sabedoria e virtude às crianças, quando na verdade, parecem piorar as crianças, e não melhorá-las. Por exemplo, ensinando a matar coelhos indefesos ou ate mesmo a compra