Disjuntores DR
DISPOSITIVOS DE PROTECÃO A CORRENTE DIFERENCIAL - RESIDUAL
COMPONENTES DO GRUPO:
ÍNDICE
1 – Introdução__________________________________pág. 03
2 – Definição ___________________________________pág. 09
3 – Príncipio de funcionamento____________________pág. 11
4 – Aplicação___________________________________pág. 13
5 – Fornecedores________________________________pág. 15
1 - INTRODUÇÃO
Evolução da Segurança
Utilizado no Brasil, o Dispositivo Diferencial Residual (DR) ainda não é conhecido por grande parte dos usuários e profissionais. Apesar de seu uso registrar crescimento nos últimos anos, o produto tem vasto campo para evoluir no país, pois especialistas estimam que apenas 10% de seu mercado potencial utilizamos o produto.
Equipamento importante na proteção contra choques elétricos capaz de evitar mortes e seqüelas, o Dispositivo Diferencial-Residual(DR) é largamente utilizado nos estados unidos, Ásia e Europa há muitas décadas, mas ainda encontra barreiras para se consolidar no Brasil.
A cultura de priorizar a redução de custos, em detrimento da segurança, é um dos empecilhos, mas, lentamente, essa postura vem mudando.
Todos concordam que é fundamental a conscientização da população em geral e dos profissionais da área sobre a necessidade de se utilizar o DR. Outra providência básica que impulsionaria a efetiva aplicação desse dispositivo seria a fiscalização, ou seja, exigir que se cumpram as normas existentes.
A finalidade principal do dispositivo diferencial-residual (DR) é proteger as pessoas contra os efeitos dos choques elétricos. Instalado no quadro de luz, o DR atua quando ocorre corrente de fuga choque elétrico ou falha de isolação, por exemplo - , e desenergiza o circuito. Neste caso, o usuário deve verificar o que provocou o desligamento antes de energizar novamente o circuito.
É obrigatório o uso do DR para